Livro selecionado: "Obras Póstumas "

ÍNDICE

Página Anterior

A Nova Geração

Quantos gemidos enchem o santuário! É aí que se ouvem dolorosos soluços. Que podereis dizer, pobres obstinados? Que a mão de Deus pesa sobre a vossa Igreja? Que por toda a parte a imprensa livre vos ataca e destrói os argumentos? Onde o novo Crisóstomo, para pulverizar esse dilúvio de argumentadores? Em vão o esperareis. Nada mais pode o vigor e a eloqüência das vossas penas. Elas obstinam-se em sustentar o passado, que se funde, quando a nova geração, em sua irresistível impulsão para diante, brada: abaixo o passado, o futuro é nosso! Uma nova aurora surge e é para ela que convergem todas as nossas aspirações!

Avante! diz; alargai o caminho, que nossos irmãos nos seguem; segui a onda, que nos leva; nós temos necessidade do movimento, que é a vida, ao passo que vós representais a imobilidade, que é a morte.

Abri túmulos e catacumbas e baixai os olhos a essas relíquias de um passado, que se extinguiu. Os santos mártires não deram o seu sangue para manter a imobilidade; eles previram a hora atual e atiraram-se para a morte, como o caminho que deviam conduzi-los a esta época.

Cada época tem seu gênio. Queremos atirar-nos à vida, porque os séculos futuros, que nos aparecem, têm horror à morte.

Eis, meus amigos, o que vão fazer compreender os ousados Espíritos, que presentemente se encarnam. Este século não acabará sem que inúmeros destroços cubram o solo. A guerra mortífera e fratricida cederá o posto à discussão, o espírito substituirá a força bruta. E, depois que essas almas generosas tiverem combatido, voltarão para o mundo espiritual a receberem a coroa do vencedor.

Eis o fim, meus amigos. Os combatentes são muito aguerridos para que se duvide do sucesso. Deus escolheu a flor deles e a vitória está garantida à humanidade. Exultai vós todos que aspirais à felicidade e que quereis que vossos irmãos a compartilhem, o dia é chegado! A terra pulsa de alegria, porque vai ver o princípio do reino da paz, prometido pelo Cristo, o Messias divino, reino cujos fundamentos ele veio assentar.

Um Espírito.

Página Anterior

Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados