O Que é o Espiritismo?

Muitos são os irmãos que dizem conhecer o Espiritismo e quando indagadas sobre o assunto ou questionados com relação à questão formulada do título desta página, observa-se que detém o conhecimento superficial. No entanto, se houvesse uma dedicação ao estudo da Doutrina Espírita, alicerçada nas obras básicas da Codificação Espírita, sem dúvida lhes dariam a resposta.

"Não obstante, o Espiritismo é a Doutrina da libertação, que promove o homem, responsabiliza-o e o dignifica, auxiliando-o no empreendimento da renovação íntima e do seu crescimento para Deus".¹

"O conteúdo religioso do Espiritismo de forma alguma aceita as excentricidades elaboradas e estabelecidas pelos religiosos, já que se fundamenta em valores metafísicos; Deus, a alma, a prece, a divina justiça, o amor ao próximo, a caridade, e não na mecânica formal de vivenciar-se esse culto, que deve ser sempre íntimo sem qualquer ruído ou propaganda bombástica, impressionante".¹

"O conhecimento espírita impregna o aprendiz de vigilância e fá-lo identificar-se com os títulos superiores do enobrecimento pessoal, sem que se distancie das demais criaturas com as quais deve progredir, por mais difíceis estas se lhe apresentem".¹

"Não há lugar, no Espiritismo, para cerimônias, liturgias, formalismos ou cultos, práticas miraculosas, todas herdadas das Crenças do passado".¹

"Porfiem, os espíritas sinceros, na prática correta da Doutrina, sem se deixarem iludir com perspectivas de abrangentes conversões por arrastamento das massas, sob o grave deslize da tentativa de adaptar a Doutrina às circunstâncias e aos interesses dos grupos transitórios".¹

"Cuidemos de aprofundar a mente e o coração nas preciosas palavras do Codificador e dos Espíritos da Luz, estudando o Espiritismo e fazendo não só que cada Casa Espírita seja um Templo, mas, sobretudo, se transforme numa Escola de iluminação de consciências e sabedoria, onde se criem hábitos salutares e o amor mantenha sua substância, conduzindo as almas para o aprisco do Cristo, nosso eterno e incessante Condutor".¹

Após as considerações acima, que buscamos no livro Enfoques Espíritas, ditada pelo amigo espiritual Vianna de Carvalho, através da psicografia de nosso querido irmão Divaldo Pereira Franco, vamos responder a questão formulada no título desta página, dizendo que:

"O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações".²

Para finalmente concluirmos que:

"O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal".²

O Espiritismo é simples, fácil e claro, assim, convido-o que experiente aprender a Doutrina Espírita, começando pelo começo, ou seja, pelas obras básicas da Codificação Espírita e verás os benefícios que ela lhe trará para esta e outras vidas. Visite a página, "Obras da Codificação".

Bibliografia:

¹ Enfoques Espíritas, Divaldo P. Franco, pelo Espírito Vianna de Carvalho, 1º edição, Rio de Janeiro, 1980, CAPEMI

² O que é o Espiritismo, Allan Kardec, 3º edição, Araras-SP, 1978, IDE.

* * *

Tempo de Estudos

1. O Que é o Espiritismo?

2. Obras da Codificação
2.1 O Livro dos Espíritos
2.2 O Livro dos Médiuns
2.3 O Evangelho Segundo o Espiritismo
2.4 O Céu e o Inferno
2.5 A Gênese

3.0 Texto "Fora da Caridade não há Salvação"

4.0 Texto "O Homem de Bem"

***

Copyright 2003 - Portal das Casas Espíritas na Internet - www.centroespirita.com.br