O Livro dos Espíritos

"Na vitrina da Galeria d' Orleães, no Palácio Real, o Sr. Dentu põe em destaque o livro do Sr. Allan Kardec."

"O abade de Leçanu, que representa a nobreza intelectual do Clero livre, fascina-se com O LIVRO DOS ESPÍRITOS e afirma que ele contém o de quanto é necessário para, posto em prática, conduzir "qualquer criatura ao Céu".(Enfoques Espíritas, pág. 11).

O lançamento da primeira edição de O LIVRO DOS ESPÍRITOS ocorreu no dia 18 de abril de 1857, em Paris, França. Nesta obra estão contidos os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o futuro da Humanidade, segundo os ensinamentos dados pelos Espíritos Superiores por intermédio de diversos médiuns. Recebidos, coordenados e copilados por Allan Kardec, sendo sua estrutura dividida em quatro livros:
  • Primeiro livro tratando das "Causas Primárias", se divide em 4 capítulos, com 75 questões;
  • Segundo livro aborda "O Mundo Espírita ou dos Espíritos" contento 71 capítulos com 538 questões a seu conhecimento;
  • Terceiro livro destaca as "Leis Morais" em 12 capítulos com 306 questões;
  • Quarto livro finaliza com os temas "Esperanças e Consolações" dividido em 2 capítulos com 100 questões, além da conclusão, somando ao todo 1019 questões com suas respectivas respostas abrangendo os mais diversos assuntos de nossas vidas.

O "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" é a pedra fundamental do Espiritismo, seu marco inicial, onde se estrutura todo o edifício da DOUTRINA ESPÍRITA.

E, segundo o professor J. Herculano Pires, "examinando-o em relação às demais obras de Kardec, que completam a Codificação, verificamos que todas partem de seu conteúdo".

* * *

Tempo de Estudos

1. O Que é o Espiritismo?

2. Obras da Codificação
2.1 O Livro dos Espíritos
2.2 O Livro dos Médiuns
2.3 O Evangelho Segundo o Espiritismo
2.4 O Céu e o Inferno
2.5 A Gênese

3.0 Texto "Fora da Caridade não há Salvação"

4.0 Texto "O Homem de Bem"

***

Copyright 2003 - Portal das Casas Espíritas na Internet - www.centroespirita.com.br