Livro selecionado: "Obras Póstumas "

ÍNDICE

Viagens

Dois ou três meses do ano seriam consagrados a visitas aos diversos centros para imprimir-lhes uma boa direção. Se os recursos permitissem, votar-se-iam fundos para certo número de viagens a missionários esclarecidos e de talento, que se encarregassem de espalhar a doutrina.

Uma organização completa e a assistência de auxiliares remunerados com quem eu pudesse contar, dispensando-me de uma multidão de ocupações e de preocupações materiais, deixar-me-iam o preciso lazer para ativar os trabalhos, que me incumbem, aos quais, nas atuais condições, não posso dedicar, tão assiduamente quanto é preciso, o tempo que me falta e as forças físicas, que me falecem.

Se porventura me fosse dado realizar este projeto, em cuja execução me seria preciso conservar a mesma prudência, que tenho tido desde o passado até hoje, é fora de dúvida que alguns anos bastariam para fazer adiantar de séculos a doutrina espírita.

A constituição do Espiritismo foi inserta por Allan Kardec na Revista de dezembro de 1868, mas sem os comentários que ele antes de morrer fizera e que reproduzimos textualmente. A morte corporal surpreendeu-o quando se dispunha a traçar os "Princípios fundamentais da doutrina espírita reconhecidos como verdades adquiridas", o que os nossos leitores sentirão, como nós, porque eles teriam completado a sua constituição por dados lógicos e judiciosos.

É o último manuscrito do Mestre e nós o lemos com o maior respeito.

Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados