Livro selecionado: "Obras Póstumas "

ÍNDICE

A Minha Volta

10 de junho de 1860.
Em minha casa — Médium, a Sra. Schmidt.

P. (À Verdade). Acabo de receber de Marselha uma carta em que me dizem que no Seminário daquela cidade se ocupam seriamente do Espiritismo e de O Livro dos Espíritos. Que pensar disso? Quererá o clero tomar a peito a questão?

R. Não ponhas isso em dúvida. Ele toma-a muito a peito, porque sabe quais serão as conseqüências a seu respeito e tem grandes apreensões. O clero, principalmente a parte esclarecida, estuda o Espiritismo mais do que supões; mas não o faz por simpatia. O que procura é descobrir nele os meios de combatê-lo e eu te asseguro que lhe moverá a mais cruel guerra.

Não te incomodes, porém; continua a caminhar com prudência e circunspecção; põe-te em guarda contra os laços que te serão armados; evita cuidadosamente, quando falares ou quando escreveres, tudo o que possa fornecer-lhes armas contra ti. Prossegue sem receio e se o teu caminho for eriçado de espinhos, garanto-te que grandes satisfações terás, mesmo antes de vires para nós, "por um pouco".

P. Que queres dizer por estas palavras — "um pouco?"

R. Tu não ficarás muito tempo entre nós; é preciso que voltes para completar a tua missão, que não pode ficar concluída nesta existência. Se fosse possível, continuarias aí; mas é preciso obedecer à lei natural. Ficarás ausente por alguns anos e, quando voltares, o será em condições que te permitirão trabalhar com mais êxito. Há entretanto trabalhos que precisam ser concluídos antes de partires e é por isso que te deixaremos o tempo necessário para acabá-los.

Observação. — Calculando aproximadamente a duração dos trabalhos que me restam e levando em conta o tempo da minha ausência e o da infância e da juventude, até à idade em que um homem pode desempenhar um papel no mundo, a minha volta deve ser para o fim deste século ou para o princípio do outro.(111)

(111) Já vimos, como na previsão das transformações do mundo, que os Espíritos falam do tempo em medida diferente da nossa. Kardec fez seus cálculos em termos humanos. Mas é evidente que a sua volta seria inútil em prazo tão curto. O país do mundo em que o Espiritismo se desenvolveu mais foi o Brasil, e na verdade só agora começamos a conhecer a sua obra. De que adiantaria vir ele aumentá-la? Correrá ainda muito tempo antes do seu retorno. (N. do Rev.)

Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados