Livro selecionado: "Obras Póstumas "

ÍNDICE

Acontecimentos

P. A comunicação do outro dia leva a presumir que teremos gravíssimos acontecimentos. Podeis dar-nos explicações a respeito do assunto?

R. Não nos é dado precisar os fatos; o que podemos dizer é que haverá muitas ruínas e desolações, porque os tempos previstos para a renovação da humanidade são chegados.

P. O que causará essas ruínas? Será um cataclismo?

R. Não haverá cataclismo material, como o entendeis, mas flagelos de toda espécie assolarão as nações, a guerra dizimará os povos, as instituições decrépitas se afundarão num mar de sangue. É preciso que o velho mundo se esboroe para abrir uma nova era de progresso.

P. A guerra será limitada a um país?

R. Não; envolverá toda a Terra.

P. Nada, entretanto, parece pressagiar tempestade próxima.

R. Tudo está suspenso por um fio de teia de aranha meio corroído.

P. Poderei perguntar, sem indiscrição, de onde partirá a primeira faísca?

R. Da Itália.(90)

(90) A chamada Guerra da Itália, entre o Piemonte e a França, de um lado, os Austríacos de outro (1859-1860), foi a primeira centelha prevista pelo Espírito a 12 de maio de 1856. Numerosas guerras parciais eclodiram a seguir, num verdadeiro encadeamento de causas e efeitos ou interligações históricas, durante um período de 56 anos, até a deflagração da I Guerra Mundial (1914-1918) chamada Grande Guerra, e depois num período de 21 anos até a II Guerra Mundial (1939-1945). Nesse segundo intervalo ocorreram as convulsões sociais da Rússia, abrangendo quase todo o mundo eslavo e repercutindo em todo o Globo, verificando-se a implantação do Fascismo na Itália e do Nazismo na Alemanha. Nesse caso também a primeira centelha partiu da Itália, pois Mussolini serviu de modelo a Hitler. Houve ainda a Guerra Civil Espanhola, além de outras catástrofes guerreiras que seria longo citar. Depois de 1945 o velho mundo desmoronou, as instituições decrépitas mergulharam em vagas de sangue. Uma nova era se iniciou, mas flagelos de toda espécie devastam as nações, particularmente os de ordem moral a que alude a comunicação seguinte. Como se vê neste ligeiro apanhado, as previsões dessa breve comunicação mediúnica abrangiam mais de um século de transformações mundiais que continuam aceleradamente em nossos dias. (N. do Rev.)

Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados