Livro selecionado: "A Gênese"

ÍNDICE

Vossos Filhos e Filhas Profetização

59. Nos últimos tempos, diz o Senhor, espalharei meu espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos jovens terão visões, e vossos velhos terão sonhos. _ Naqueles dias, espalharei meu espírito sobre meus servos e servas, e eles profetizarão. (Atos, cap. II, vers. 17 e 18. _ Joel, cap. II, vers. 28 e 29).

60. Se considerarmos o estado atual do mundo físico e do mundo moral, as tendências, as aspirações, os pressentimentos das massas, a decadência das velhas idéias que se debatem em vão desde um século contra as idéias novas, não se pode duvidar que nova ordem de coisas se prepara, e que o velho mundo chega a seu termo.

Se agora levarmos em conta a forma alegórica de certos quadros, e perscrutando o sentido íntimo das palavras de Jesus comparamos a situação atual com os tempos por ele descritos, como devendo marcar a era de renovação, não se pode deixar de convir em que diversas de suas predições apresentam hoje sua efetivação; daí concluir-se que chegamos aos tempos anunciados, o que é confirmado sobre todos os pontos do globo pelos Espíritos que se manifestam.

61. Como temos visto (Cap. I, nº 32), o advento do Espiritismo, coincidindo com outras circunstâncias, realiza uma das mais importantes predições de Jesus pela influência que forçosamente deve exercer sobre as idéias. Ademais, ele é claramente anunciado naquela predição relatada nos Atos dos Apóstolos: "Nos derradeiros tempos, diz o Senhor, espalharei o meu Espírito por toda a carne: vossos filhos e filhas profetizarão".

É o anúncio inequívoco da vulgarização da mediunidade, a qual se revela em nossos dias nos indivíduos de todas as idades, de todos os sexos e de todas as condições, e por conseguinte, da manifestação universal dos Espíritos, pois sem os Espíritos não haveria médiuns. Diz-se que tal sucederia nos últimos tempos: ora, dado que não alcançamos ainda o fim do mundo, mas ao contrário, a sua regeneração, deve-se entender essas palavras: os últimos tempos do mundo moral que termina. ("O Evangelho segundo o Espiritismo", cap. XXI).

Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados