Livro selecionado: "A Gênese"

ÍNDICE

O Paralítico

14. Jesus, havendo tomado um barco, atravessou o lago e veio à sua cidade (Cafarnaum). _ E como lhe apresentassem um paralítico deitado num leito, Jesus, vendo sua fé disse ao paralítico: Meu filho, tende confiança, vossos pecados vos serão perdoados.

E logo alguns dos escribas disseram entre si: Este homem blasfema. _ Mas Jesus, sabendo o que eles pensavam, lhes disse: Por que tendes maus pensamentos em vossos corações? _ Pois, o que é mais fácil dizer: Vossos pecados vos são perdoados, ou dizer: Erguei-vos, e andai? _ Ora, a fim de que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra o poder de perdoar os pecados: Levantai-vos, disse então ao paralítico; levai vossa cama, e ide para vossa casa.

O paralítico se levantou logo e foi para sua casa. _ E o povo, vendo este milagre, encheu-se de temor e rendeu graças a Deus por haver dado um tal poder aos homens. (S. Mateus, cap. IX, vers. de 1 a 8).

15. Que poderiam significar essas palavras: "Vossos pecados vos são perdoados", e o que elas poderiam servir para a cura? O Espiritismo fornece a chave, como de uma infinidade de outras palavras incompreendidas até hoje; ele nos ensina, pela lei da pluralidade das existências, que os males e as aflições da vida são freqüentemente expiações do passado, e que padecemos na vida presente as conseqüências das faltas que cometemos numa existência anterior: as diversas existências são solidárias umas com as outras até que hajamos pago a dívida de suas imperfeições.

Se, pois, a moléstia desse homem fosse uma punição pelo mal que pudera ter cometido, ao lhe dizer: "Vossos pecados vos são perdoados", era o mesmo que dizer: "Haveis pago vossa dívida; a causa de vossa moléstia é apagada por vossa fé presente; em conseqüência, mereceis ser libertado de vossa moléstia. "É por isso que ele disse aos escribas: "É tão fácil dizer: Vossos pecados vos são perdoados, como: Levantai-vos, e andai;" cessada a causa, o efeito deve cessar. O caso é o mesmo que para um prisioneiro a quem viessem dizer: "Vosso crime está expiado e perdoado," o que equivaleria a lhe dizer: "Podeis sair da prisão."

Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados