Livro selecionado: "A Gênese"

ÍNDICE

Teoria da Condensação

3. A teoria da formação da Terra pela condensação da matéria cósmica é aquela que prevalece hoje na ciência, como sendo a que melhor se justifica pela observação, a que resolve o maior número de dificuldades, e que, mais que todas as outras, se apóia sobre o grande princípio da unidade universal. É aquela que anteriormente descrevemos, no cap. VI, sob o título Uranografia geral.

Como se vê, estas duas teorias alcançam o mesmo resultado: o estado primitivo de incandescência do globo, a existência do fogo central, e a aparição da vida orgânica, logo que a temperatura a tornou possível. Não obstante, elas diferem em pontos essenciais, e é provável que se Buffon tivesse vivido até nossos dias teria reformulado suas concepções.

A Geologia toma a Terra no ponto em que seja possível sua observação direta. Seu estado anterior, que escapa à experimentação, só pode ser conjetural; ou, entre duas hipóteses, o bom senso nos indica que será preciso escolher aquela que seja sancionada pela lógica e que melhor concorde com os fatos observados.

Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados