Livro selecionado: "A Gênese"

ÍNDICE

Período Primário

19. O primeiro efeito do resfriamento foi solidificar a superfície exterior da massa em fusão, e ali formar uma crosta resistente, a qual, fina a princípio, pouco a pouco foi engrossando. Essa crosta constitui a rocha denominada granito, de extrema dureza, que recebe seu nome por seu aspecto granulado. Ali se distinguem três substâncias principais: o feldspato, o quartzo ou cristal de rocha, e a mica; esta última tem brilho metálico, embora não seja metal.

A camada granítica é, pois, a primeira que foi formada sobre o globo, que ela rodeia por inteiro, e do qual constitui de alguma forma a estrutura óssea; ela é o produto direto da matéria em fusão, consolidada. É sobre ela, e nas cavidades que apresentava sua superfície desordenada, que sucessivamente se depositaram as camadas dos outros terrenos, formados posteriormente. O que a distingue destes últimos é a ausência de toda estratificação, isto é, que ela forma uma massa compacta e uniforme em toda a sua espessura, e não é disposta em camadas. A efervescência da matéria incandescente devia ali produzir numerosas e profundas gretas, pelas quais essa matéria se derramava.

20. O segundo efeito do resfriamento foi o de liquefazer algumas das matérias contidas no ar, no estado de vapor, e que se precipitaram à superfície do solo. Houve então chuvas e lagos de enxofres e de betume, verdadeiros rios de ferro, de cobre, de chumbo, e de outros metais fundidos; essas matérias, infiltrando-se nas gretas, constituíram as veias e filões metálicos.

Sob a influência desses diversos agentes, a superfície granítica experimentou decomposições alternativas; fizeram-se misturas que formaram os terrenos primitivos propriamente ditos, distintos da rocha granítica, porém, em massas confusas, e sem estratificações regulares.

Vieram em seguida as águas que, caindo sobre um solo em fogo, novamente se vaporizaram, tornando a cair em chuvas torrenciais, e assim por diante, até que a temperatura permitiu que elas permanecessem sobre o solo no estado líquido.

É na formação dos terrenos graníticos que começa a série dos períodos geológicos, aos quais seria conveniente juntar o do estado primitivo de incandescência do globo.

21. Tal foi o aspecto desse primeiro período, verdadeiro caos de todos os elementos confundidos, procurando sua estabilização, e onde nenhum ser vivo poderia existir; também, um de seus caracteres distintivos em Geologia, é a ausência de todo traço de vida vegetal e animal.

É impossível determinar uma duração a este primeiro período, assim como aos seguintes; porém, segundo o tempo que leva uma bola de um volume dado, aquecida ao vermelho branco, para que sua superfície seja resfriada ao ponto em que uma gota d'água possa ali permanecer em estado líquido, tem-se calculado que se tal bola tivesse o tamanho da Terra levaria acima de um milhão de anos para que isto se desse.

Copyright 2004 - LAKE - Livraria Allan Kardec Editora
(Instituição Filantrópica) Todos os Direitos Reservados